
"Vida louca, vida intensa, ja que eu não posso te levar quero que voce me leve..."como diria o poeta "Cazuza"
"
O relatório Panorama Ambiental Global, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), analisa as principais mudanças nas condições da água, do ar, da terra e da biodiversidade do planeta desde 1987 e identifica prioridades de ação.
Entre os problemas identificados estão a degradação de áreas agrícolas, o desmatamento, a redução das fontes de água potável disponíveis e a pesca excessiva.
"Problemas persistentes e difíceis de resolver continuam sem ser enfrentados, sem solução", disse o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner.
"Problemas do passado continuam e novos estão surgindo: do crescimento acelerado das áreas sem oxigênio nos oceanos ao surgimento de novas e velhas doenças, ligadas em parte à degradação ambiental."
Brundtland
O relatório está sendo publicado por ocasião dos 20 anos da publicação do chamado Relatório Brundtland da ONU, considerado importante por ter lançado a idéia de desenvolvimento sustentável como uma das principais defendidas pelas Nações Unidas no que diz respeito ao meio ambiente.
Segundo o documento, desde a divulgação do Relatório Brundtland, as condições do meio ambiente no mundo pioraram, pressionadas pelo crescimento populacional e pela falta de empenho das autoridades em resolver as questões.
"A quantidade de recursos necessária para mantê-la (a população mundial) supera o que está disponível", diz o relatório.
O documento alerta que, até 2025, o uso da água terá aumentado 50% em países em desenvolvimento, e que essa pressão pode se tornar intolerável em locais com escassez do recurso.
A pesca nos ritmos atuais também é insustentável, de acordo com o Pnuma. O relatório diz que atualmente se pesca 250 vezes mais do que seria possível para manter estoques pesqueiros sustentáveis no oceano.
"A agressão do meio ambiente global coloca em risco muitos dos avanços que a sociedade humana obteve em décadas recentes", diz o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um prefácio do relatório.
"Está prejudicando nossa luta contra a pobreza. Pode até colocar em risco a paz e a segurança internacionais."
Aspectos positivos
O relatório, no entanto, não apresenta apenas conclusões negativas.
Ele destaca, por exemplo, que a taxa de desmatamento da Amazônia diminuiu, que a qualidade do ar melhorou na Europa Ocidental e que alguns acordos ambientais importantes foram fechados desde 1987, como o que criou o Protocolo de Kyoto.
Mas o documento apresenta muitos outros fatos negativos, que devem ser tratados como "um pedido urgente de reação", diz o documento.
"Houve mensagens de alerta demais desde Brundtland. Eu sinceramente espero que este relatório seja o último", disse Steiner.
"A destruição sistemática dos recursos naturais da Terra alcançou um ponto em que a viabilidade das economias está sendo ameaçada e em que a conta que vamos entregar aos nossos filhos pode ser impossível de pagar."
Fonte BBC Brasil
Paciência !Por, Arnaldo Jabour
Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais", e o bem comportado executivo... "O cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no transito que ele mesmo ajuda a tumultuar! Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha e um tormento, o jeito do chefe e demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice. O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, ate o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moca abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o titulo, dizendo que era longo demais. Pobres de nos, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.
A paciência esta em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes esta cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que e "ansioso demais" - onde ele quer chegar?
Qual e a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você?
Onde você quer chegar?
Esta correndo tanto para que?
Por quem?
Seu coração vai aguentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocardio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler ate aqui?
Respire... Acalme-se...
O mundo esta apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro, com ou sem a sua paciência...
NAO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL...
SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIENCIA HUMANA...
As descobertas foram realizadas no chamado Corredor Verde, uma cordilheira de montanhas que se estende por mais de mil quilômetros do Vietnã ao Laos.
A floresta, de áreas baixas e alagadas, abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, e tem surpreendido cientistas com novas descobertas.
Entre elas estão cinco orquídeas, consideradas as "supermodelos" do mundo vegetal. Há também répteis, como cobras e lagartos, e mamíferos, como lóris - descendentes de macacos que vivem em árvores do sudeste asiático.
Cientistas dizem que as descobertas são apenas 'a ponta do iceberg', e que há mais espécies desconhecidas da ciência vivendo na região.
A organização alertou para o risco às espécies apresentado por atividades ilegais, como extração de madeira, caça, mineração predatória e uso não-sustentável de recursos naturais.A preservação ambiental é importante também, disse a ONG, para garantir a subsistência e o acesso à água de populações locais.
Fonte: BBC Brasil
Fotos de carruagens puxadas por zebras, elefantes passeando pelas ruas de Camden Town - região que hoje é coalhadas de turistas - e filhotes de urso brincando com filhotes de tigre fazem parte do rico acervo da SZL.
A direção da sociedade decidiu oferecer também o seu arquivo histórico na Internet, depois que várias pessoas comentaram a nova decoração do escritório da SZL, que misturava imagens antigas e modernas do arquivo.
"Várias pessoas perguntaram se poderiam comprar as fotos, e isso fez com que nos déssemos conta do fascinante arquivo de imagens que temos", disse Caroline George, que ajudou a organizar as fotos históricas.
Além de servir como lembrança da história do próprio zoológico londrino, as fotos e slides do arquivo histórico também lembraram a representante da SZL das mudanças de atitude diante do meio ambiente e dos animais.
A SZL também oferece cópias das imagens históricas. O dinheiro das vendas é investido nos projetos de conservação da sociedade em todo o mundo.
BBC Brasil