terça-feira, 23 de outubro de 2007

Cachorrinha é salva em cirurgia inédita no DF

A cachorrinha Nina, da raça Ihasa apso, que nasceu com hidrocefalia, foi operada há um mês na Universidade de Brasília (UnB). O procedimento realizado pelos veterinários é considerado inédito no Brasil. As informações são da DFTV.

A hidrocefalia é um problema raro. Caracteriza-se pelo acúmulo de líquido no cérebro de animais e gera uma série de complicações. A estudante Gabriela Domingues cotna que "ela era muito agressiva, não deixava a gente encostar na cabeça dela. Ela não aceitava ficar no colo, ficava mordendo a gente. Ela gostava de ficar no chão".
A cachorrinha ficou assim durante três meses até os veterinários da UnB conseguirem diagnosticar a doença.
O veterinário da UnB Richard Filgueiras explicou o procedimento inédito: "nós utilizamos um cateter regulável. Esse cateter apresenta uma válvula que regula a drenagem do líquido. Nós fazemos uma inserção do cateter em uma das porções do cérebro do animal e o líquido é drenado até o abdômen".
Parte da visão de Nina ficou comprometida e, por precaução, não poderá ter filhotes. Ela já está recuperada e de volta a sua casa. A cachorrinha não apresenta mais os sintomas de agressividade.

Fonte redação Terra

Nenhum comentário: