Depois de ser encontrada por turistas em uma praia do Texas, nos Estados Unidos, sem três de suas quatro nadadeiras, não restavam muitas esperanças a Allison, uma tartaruga marinha de três anos de idade. No entanto, depois de um tratamento a base de antibióticos e uma dieta de lulas, ela se recuperou, mas ainda não consegue nadar direito.
"Os ferimentos melhoraram logo. O problema é que ela não está nadando muito bem", disse Jeff George, líder da organização de conservação Sea Turtle Inc. A idéia de George é dar fazer de Allison a primeira tartaruga a ganhar uma prótese sintética para voltar a nadar. Com três nadadeiras, ela poderia voltar ao mar. Com duas, sobreviveria em cativeiro.
Desde que foi levada à organização, Allison, que foi batizada por uma filha de uma das turistas que a encontrou, já voltou ao peso ideal para a sua idade. "Desde que chegou aqui, Allison tem sido uma vencedora", disse a bióloga Lucia Guillen. Agora a tartaruga deve receber pelo menos uma nadadeira artificial desenvolvida por veterinários da Universidade do Texas.
Segundo o dentista Sudarat Kiat-amnuay, que também vai participar da ajuda, a idéia é desenvolver uma prótese com o mesmo tipo de silicone usado em próteses faciais humanas. Os seus conhecimentos dentários ajudarão porque o tipo de material utilizado em implantes dentários tem provavelmente o melhor tamanho para se adaptar aos ossos de Allison.
Nenhum comentário:
Postar um comentário